Com Boulos e Edinho, Araraquara recebe edição especial do “Gov.BR na Rua”

No Parque Infantil, população teve acesso a serviços do INSS, Desenrola, Correios, Minha Casa Minha Vida, entre outros, sem agendamento ou burocracia

A população de Araraquara recebeu a Feira da Cidadania do programa GovBR na Rua, nesta quarta-feira (10), que garantiu serviços de diversos setores do governo federal no Parque Infantil, no centro da cidade.

A 22ª parada do “GovBR na Rua” reuniu centenas de pessoas na região central da cidade que puderam acessar perícias e outros serviços do INSS, negociar dívidas com as vantagens do programa Desenrola 2.0, ter orientações sobre o novo CNH do Brasil, se informar sobre o Minha Casa Minha Vida e o Reforma Casa Brasil, além de acessar serviços dos Correios e atualizar a vacina da gripe. Tudo sem agendamento ou burocracia.

O objetivo do programa é facilitar a vida da população. Foi o que afirmou o Ministro-Chefe da Secretária-geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, que esteve nesta manhã em Araraquara e acompanhou a Feira da Cidadania no Parque Infantil, ao lado do presidente nacional do PT e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva.

Segundo Boulos, a iniciativa atende um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que queria levar os programas do governo para a rua, facilitando o acesso a serviços que são um direito da população.

“Esta Feira da Cidadania é isso. A gente está pegando os programas que o governo oferece e fazendo com que esses programas cheguem para perto das pessoas. Tem gente que vai vir aqui hoje para ser atendida pelo INSS, para fazer uma perícia, para poder fazer o seu cadastro INSS, de uma forma muito mais rápida. Talvez, sem esse programa, precisaria ficar esperando seis meses, oito meses, porque você tem uma fila histórica. Estamos trabalhando e conseguimos reduzir essa fila, mas sabemos que ela existe”, afirmou Boulos.

O ministro acrescentou que o governo Lula está contratando mais peritos, mais funcionários e este empenho está permitindo a agilização da fila do INSS. No entanto, pondera ele, ainda há um problema represado e a ideia do Gov.BR na Rua vem juntamente ao encontro do esforço de atuar para que as pessoas tenham acesso facilitado aos seus direitos.

Renegociação de dívidas

“Tem gente aqui que pode renegociar suas dívidas no Desenrola, que às vezes teria dificuldade de fazer no aplicativo. Nem todo mundo tem a mesma facilidade para lidar com a internet, com o celular, com a tecnologia. E vai poder fazer aqui com a ajuda dos servidores”, exemplificou, se referindo ao programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério da Fazenda, implantado para apoiar famílias brasileiras na renegociação de dívidas em atraso.

Os participantes do Desenrola podem obter descontos de até 90%, com taxa de juros mais baixas, prazo estendido e possibilidade de utilização de parte do saldo do FGTS para amortização parcial ou quitação das dívidas. O objetivo é promover a recuperação financeira das famílias e reduzir os índices de inadimplência no país.

Esse foi um dos serviços negociados no Parque Infantil.

“O mesmo vale para o Gás do Povo, para o conjunto dos programas da Habitação, como o Minha Casa, Minha Vida e o Reforma Casa Brasil. A Caixa Econômica está aqui para isso”, completou.

Boulos disse ainda que sua pasta já levou o programa GovBR na Rua a 21 Estados e a meta é cobrir os 27 Estados da Federação ainda até o final deste mês de junho. Nesta quinta-feira (11), segundo ele, o programa estará no Maranhão e na sexta-feira (12), no Pará.

“E a gente fez questão de fazer essa parada em Araraquara, a pedido do Edinho, a pedido da deputada estadual Thainara Faria. Eles chegaram para nós e disseram que seria muito importante, que aqui teríamos uma grande demanda. E aqui estamos, trazendo para o povo de Araraquara aquilo que ele merece. Não é nenhum favor, é um direito das pessoas e é uma forma de governar. Para nós, governo não se faz dentro de palácio e dentro de gabinete. Governo se faz na rua junto com o povo atendendo as pessoas”, concluiu o ministro Guilherme Boulos.

Atenção do presidente Lula

Para o ex-prefeito e presidente nacional do PT, Edinho Silva, a passagem do programa Gov.BR na Rua em Araraquara só reforça a atenção do governo federal com a cidade.

“Agradeço sempre a forma carinhosa que o presidente Lula trata Araraquara. Nós estamos vivenciando um momento ímpar da nossa história, são R$ 450 milhões investidos em obras importantes aqui na cidade, obras na educação, saúde, desenvolvimento social, no esporte, obras para combate às enchentes, que é a maior obra de infraestrutura da nossa história”, afirmou ele, destacando os R$ 143 milhões articulados por Edinho e liberados pelo governo Lula no último ano de sua gestão municipal, para as obras de macrodrenagem da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa.

“E agora, o presidente Lula, em mais um gesto de carinho pela cidade de Araraquara, combinou com o ministro Boulos de nos beneficiar com esse projeto tão importante, essa Feira da Cidadania que nós estamos vivenciando. Para que o povo de Araraquara possa ter facilidade em resolver os seus problemas. Lula é um presidente que gosta de Araraquara, que respeita Araraquara e que tem carinho por toda a nossa região”, declarou Edinho Silva.

Projetos relevantes

Ele também elogiou o trabalho do ministro Boulos à frente da Secretária-geral da Presidência da República e a implantação de projetos relevantes para a classe trabalhadora.

“O ministro Boulos tem tratado de projetos importantes e garantido muitos benefícios para a nossa população, como a linha de financiamento dos motoristas de aplicativos, que é algo histórico, além da linha de financiamento dos motoristas de caminhão”, exemplificou, destacando ainda o lançamento da linha de financiamento dos motoentregadores.

“Uma categoria tão sofrida. Inclusive, aqui em Araraquara, nós organizamos cooperativas tanto dos motoentregadores como dos motoristas de aplicativos, porque eles precisam de apoio. Um ministro, portanto, que tem cuidado de projetos estratégicos para que a gente possa melhorar a vida do povo trabalhador”, finalizou Edinho Silva.