Edinho recebe Título de Cidadão Honorário de São Carlos na sexta (26)

Homenagem ao presidente nacional do PT é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo de sua trajetória política e à sua ligação histórica com a cidade e região

O presidente nacional do PT e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, será homenageado na sexta-feira (26) com o Título de Cidadão Honorário de São Carlos, em sessão solene que ocorrerá às 19 horas, no Centro do Professorado Paulista (CPP), na Vila Prado.

A homenagem, aprovada pelo Poder Legislativo de São Carlos, é de autoria do então vereador Azuaite Martins de França (PSB) e conferida em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por Edinho ao longo de sua trajetória política e à sua ligação histórica com a cidade e região.

Para Edinho, que agradeceu a iniciativa de Azuaite Martins de França, o reconhecimento aumenta sua responsabilidade e seu compromisso com São Carlos e demais municípios da região central.

“Me sinto muito honrado, porque são muitos anos de trabalho. Toda a minha trajetória está ligada a essa região, onde eu cresci e tive a oportunidade de trabalhar pelo desenvolvimento social e econômico dessa população. Esse trabalho vai continuar. Minha gratidão pelo reconhecimento”, declarou Edinho Silva.

Ligação com São Carlos

Como deputado estadual, por meio de emendas parlamentares, Edinho articulou recursos junto aos governos estadual e federal que garantiram importantes conquistas para São Carlos, direcionadas ao município, incluindo as áreas de infraestrutura e saúde.

Entre elas, está a emenda de R$ 300 mil, à época, para pavimentação asfáltica e recuperação da malha viária, com destaque para a recuperação integral da Rua Marcelo José Marques Chiosa. O investimento eliminou problemas crônicos de tráfego, melhorou o escoamento de águas pluviais, segurança viária e valorização urbana dos bairros atendidos.

Além de uma emenda de R$ 100 mil para a maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, que possibilitou a modernização física, reformas estruturais e aquisição de equipamentos para a ala obstétrica e materno-infantil.

Uma iniciativa que garantiu um atendimento mais humanizado, seguro e estruturado para gestantes e recém-nascidos na principal instituição hospitalar do município.

Além disso, Edinho é formado em Ciências Sociais pela UFSCar e defensor histórico do polo de ciência de São Carlos e do fortalecimento das universidades públicas.

Sua atuação é constante nos bastidores de Brasília e São Paulo para impedir cortes orçamentários nas instituições federais da região, preservando o motor científico, tecnológico e cultural do município.

Desenvolvimento regional

Além das emendas diretas do período de mandato legislativo, a liderança política de Edinho Silva na região central do Estado de São Paulo gerou conquistas estruturais que beneficiaram o dia a dia da região.

Na Assembleia Legislativa, Edinho propôs a criação de Conselhos Regionais e Estadual de Segurança Pública e defendeu a regionalização dos serviços públicos para reduzir desigualdades entre municípios e a revisão dos pedágios, apontados como obstáculo ao desenvolvimento do interior paulista.

Além disso, atento ao movimento grande de estudantes que circulam entre os municípios para estudar, Edinho atuou como uma das principais vozes políticas da região contra a instalação de novas praças de pedágio e a imposição de tarifas abusivas na rodovia.

Com isso, evitou o encarecimento do frete de produtos agrícolas e industriais e protegeu o orçamento de trabalhadores e estudantes que dependem do deslocamento intermunicipal diário.

Ainda como deputado, na área da saúde, Edinho apresentou projetos de lei e teve forte articulação para desburocratizar o fornecimento, por parte do SUS estadual, de medicamentos de dispensa excepcional (alto custo) e para instituir políticas de atenção a pacientes com doenças raras.

Recursos federais

Edinho também articulou recursos federais e participou de decisões importantes que contribuíram para o fortalecimento da economia, saúde, educação e infraestrutura para os municípios da região central do estado de São Paulo.

As principais articulações trouxeram investimentos via ministérios e contemplaram grandes obras de infraestrutura, custeio para hospitais regionais e expansão de equipamentos nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de instalação de empresas que aqueceram o setor de emprego.

E, entre tantas outras conquistas da população da região central, Edinho participou da instalação do antigo CEFET‑SP (Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo), que depois, também como resultado de sua articulação junto ao então ministro da Educação, Fernando Haddad, se expandiu para o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), implantando em Araraquara. O Instituto Federal atende hoje mais de 1,7 mil estudantes de toda a região e do Brasil.

Também foi pelo empenho de Edinho junto ao governo federal que a região central recebe um investimento total de R$ 14,5 bilhões, com R$ 6,4 bilhões de financiamento do BNDES, na instalação da fábrica da CRRC Araraquara, estatal chinesa e maior fabricante de trens do mundo. Milhares de vagas de emprego diretos e indiretos são abertas a partir desse investimento.

Especificamente para São Carlos, a conquista vai atrair uma robusta cadeia de fornecedores metalmecânicos e de serviços tecnológicos sediados na cidade.

Liderança na pandemia

Outro destaque foi a liderança de Edinho no enfrentamento do vírus da Covid-19, nos momentos mais críticos da pandemia, beneficiando a população dos municípios da região com assistência à saúde.

Em 2020, Araraquara apostou na ciência e, sob sua gestão, tornou-se referência no combate ao coronavírus. O então prefeito organizou um hospital de campanha em cinco semanas e passou a receber pacientes da cidade, de municípios vizinhos e até de outros estados brasileiros.

O Hospital de Solidariedade salvou muitas vidas, funcionando como uma estrutura de retaguarda regional, absorvendo a demanda de pacientes de outros municípios quando os sistemas de saúde locais entravam em colapso. A unidade também serviu como modelo de gestão de saúde pública para outras cidades

Essas e tantas outras iniciativas que têm a marca de Edinho Silva resultaram no reconhecimento de São Carlos e na outorga do seu Título de Cidadão Honorário.

Serviço

Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Honorário de São Carlos a Edinho Silva
Quando: 26 de junho (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Centro do Professorado Paulista (CPP)
Rua Lúdio Rodrigues, 11 – Vila Prado