Ação do Ministério da Saúde leva saúde bucal à população, ofertando procedimentos clínicos em um consultório montado sobre rodas

O presidente nacional do PT e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, em parceria com a deputada estadual Thainara Faria (PT), articulou e conseguiu, junto ao Ministério da Saúde, a instalação de uma Unidade Odontológica Móvel (UOM) no município de Rincão. O anúncio foi feito na última sexta-feira (03).
As UOMs são consultórios odontológico montado sobre rodas equipadas para ofertar serviços de saúde bucal à população.
Como parte do programa Brasil Sorridente e através de investimentos do Novo PAC Saúde do Governo Federal, essas unidades funcionam como uma extensão dos postos de saúde tradicionais. Ela é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para ofertar a qualidade do atendimento odontológico.
Com essa ação, a população tem acesso gratuito a procedimentos clínicos básicos, como limpezas, restaurações e extrações. Dependendo da organização local, tratamento endodôntico e próteses dentárias também podem ser ofertados.
Quando necessário, as pessoas atendidas nas UOM também podem ser encaminhadas para continuidade do cuidado em serviços especializados, como os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
“Sabemos da necessidade de muitos municípios de oferecer atendimento odontológico gratuito e de qualidade à população que mais precisa. A UOM garante o cuidado com a saúde bucal, levando dignidade, prevenção e tratamento. Fico muito feliz de poder colaborar, junto com a deputada Thainara Faria, para que o serviço de qualidade esteja acessível também em Rincão”, afirmou Edinho Silva agradecendo ao vereador Neto Negri e a todas as lideranças de Rincão que trabalharam por essa conquista para a população.
A deputada Thainara Faria também destacou a importância do serviço prestado nas UOMs e lembrou que, além de Rincão, outras cidades do interior paulista também foram contempladas com unidades móveis, entre elas Barrinha, Colômbia, Pederneiras, Gavião Peixoto, Motuca e Américo Brasiliense.
“O Ministério da Saúde está garantindo acesso à saúde bucal para brasileiras e brasileiros com as Unidades Odontológicas Móveis do programa Brasil Sorridente. E não poderia ser diferente aqui no estado de São Paulo, que conta com a atenção do presidente Lula e do ministro Alexandre Padilha. Agradeço muito por terem atendido nossa demanda”, declarou Thainara Faria, acrescentando que, no ano passado, o governo federal entregou 400 unidades, com investimento de R$ 152 milhões e o objetivo de beneficiar 1,4 milhão de pessoas que vivem em 400 municípios de todos os estados do país.
UOMs e as carretas do Mais Especialistas
De acordo com o Ministério da Saúde, as entregas das unidades móveis pelo Ministério da Saúde estão alinhadas aos objetivos do programa Agora tem Especialistas, que também busca levar assistência em áreas remotas e de difícil acesso.
Enquanto as carretas do novo programa levam atendimentos especializados como consultas, exames e cirurgias, as UOM fortalecem os cuidados primários e especializados em saúde bucal nos mesmos territórios.
A região de Araraquara, incluindo Rincão, foi atendida recentemente com duas carretas do programa, também graças a articulação de Edinho e Thainara.
Entre maio e junho, a carreta da Saúde da Mulher do Agora tem Especialistas, que atua com foco no diagnóstico precoce de doenças, realizou 1.628 exames no período de um mês em que ficou instalada em Matão, atendendo também mulheres de outros 14 municípios do entorno.
E em Araraquara, a carreta de Exames de Imagem ficou instalada entre os dias 17 de abril e 15 de maio, atendendo a cidade e mais sete municípios da região, com uma média de 65 tomografias por dia.
Todos os pacientes passaram pelas consultas e exames com encaminhamento médico das Secretarias de Saúde destes municípios, a partir das filas existentes, garantindo dessa forma a organização dos fluxos assistenciais e a continuidade do cuidado na rede pública.

