Equipe do candidato a deputado federal por São Paulo dialogou com moradores sobre propostas que ele quer levar a Brasília e relembrou investimentos do ex-prefeito no bairro; também defendeu ideias de Haddad Governador e Lula presidente




Moradores do Jardim das Hortências, na zona Sul de Araraquara, receberam a equipe de campanha do ex-prefeito Edinho Silva, presidente nacional do PT e candidato a deputado federal por São Paulo, na última sexta-feira (11).
O ato reuniu moradores, apoiadores e lideranças, entre elas os vereadores Paulo Landim e Alcindo Sabino e a ex-secretária municipal de Saúde Eliana Honain. A atividade foi marcada pelo diálogo com a população do bairro e pela apresentação das propostas que Edinho pretende defender na Câmara dos Deputados. Também para apresentar as ideias defendidas por Fernando Hadda, candidato ao governo e do presidente Lula, candidato à reeleição.
Durante a caminhada, os moradores conversaram sobre temas que fazem parte da trajetória de Edinho na vida pública e também de sua plataforma para o mandato de deputado federal. Entre as prioridades estão o fortalecimento do SUS, a ampliação do ensino público em tempo integral, investimentos em segurança pública, políticas de esporte e lazer e ações de prevenção e adaptação aos impactos das mudanças climáticas.
A campanha também apresentou propostas de alcance nacional com impacto direto na vida dos trabalhadores e das famílias, como o fim da escala 6×1, a defesa da tarifa zero no transporte público e a ampliação de políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade de vida.
Para Edinho, o contato direto com os moradores é fundamental para construir um mandato conectado às necessidades das cidades. A proposta da campanha é ampliar esse diálogo durante a eleição e transformar a experiência acumulada em Araraquara durante seus mandatos como prefeito em políticas e projetos que possam beneficiar outros municípios paulistas.
A presença no Jardim das Hortênsias também foi uma oportunidade para relembrar investimentos realizados na região durante os oito anos em que Edinho esteve à frente da Prefeitura de Araraquara.
Legado de Edinho no Hortências
Edinho Silva deixou um legado de investimentos em educação, saúde, esporte e lazer no Jardim das Hortênsias, ampliando e qualificando serviços e equipamentos públicos.
Na educação, a EMEF Henrique Scabello passou por reforma e ampliação, com investimento de cerca de R$ 2,44 milhões. As intervenções incluíram melhorias no telhado, pisos, rede elétrica, esquadrias, passarelas e quadra poliesportiva. O CER Anunciata Lia David também recebeu reforma e ampliação, com novas salas, berçário, fraldário, biblioteca, refeitório, sanitários e outras melhorias.
As intervenções modernizaram as unidades, ampliaram os espaços e a capacidade de atendimento e proporcionaram melhores condições para alunos e profissionais da educação.
Na área da saúde, a gestão Edinho realizou a reforma da USF Dr. José Nigro Neto, no Jardim das Hortênsias, como parte de um pacote de 24 obras na área da saúde, custeadas pelo Governo Lula e articuladas por Edinho.
No esporte e lazer, a Área de Lazer George Washington Rocha foi totalmente revitalizada, com instalação de novos equipamentos e iluminação LED. A obra atendeu a uma demanda apresentada pela comunidade no Orçamento Participativo e incluiu melhorias no campo de futebol, vestiários, pista de caminhada, academia ao ar livre e calçadas. O investimento total, incluindo a iluminação, passou de R$ 800 mil.
A Área de Lazer Elisandro Antônio Bitencourt Hildo, conhecida como Xaxá, também recebeu melhorias na quadra poliesportiva, além de novos equipamentos para exercícios físicos e no playground.
A relação de Edinho com o bairro também está ligada à história das políticas públicas de esporte de Araraquara. Foi a partir de uma demanda de meninas do Jardim das Hortênsias, ainda no primeiro mandato do ex-prefeito, que nasceu o projeto de futebol feminino das Escolinhas de Esportes. Com o passar dos anos, o programa foi ampliado para outros bairros, levando diversas modalidades esportivas a crianças e jovens de diferentes regiões da cidade e fortalecendo o esporte como instrumento de lazer, convivência e promoção da qualidade de vida.
Quando terminou o mandato, em 2024, o programa atendia aproximadamente 7,2 mil crianças e adolescentes, com 24 modalidades e presença em 75 núcleos espalhados pela cidade.

