BIOGRAFIA
PROPOSTAS
AGENDA
Em audiência com Ministro, Edinho solicita melhorias os horários de voo de Araraquara
17 de fevereiro de 2025 às 16:06:15

Objetivo é a otimização dos voos no aeroporto Bartholomeu de Gusmão, garantindo conexões para outras regiões do país
O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, esteve em Brasília nesta quarta-feira, dia 05, em audiência com o Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho. Na pauta, a demanda de melhorias na malha aérea e nos horários de voos que partem de Araraquara para conexões no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
“Trouxe a ele essa importante demanda de Araraquara, com objetivo de otimizar nosso aeroporto Bartholomeu de Gusmão e viabilizar economicamente os voos que saem da nossa cidade”, destacou Edinho em publicação em suas redes sociais logo após a reunião. Para o ex-prefeito, é importante que a cidade tenha voos que saiam logo no início da manhã de Araraquara e retornem no período da noite, a fim de garantir mais conexões para outras regiões do Brasil.
O ministro Costa destacou a importância do fortalecimento da aviação na região de Araraquara. “Em nome do governo Lula, assumimos o compromisso de ampliarmos a área, estimular o turismo de lazer e, sobretudo, o turismo de negócios, tendo em vista a importância do desenvolvimento econômico”, disse. Costa assumiu o compromisso de dialogar, em breve, com a diretoria da Azul, companhia aérea, para rediscutir a malha, levando em consideração as sugestões apresentadas pelo ex-prefeito.
Para Edinho, a otimização do aeroporto Bartholomeu de Gusmão aumenta ainda mais o potencial de atração de investimentos de Araraquara com um impacto extremamente positivo, não apenas para o município, mas também para a região. “Trabalhamos muito no nosso governo em Araraquara para que esse aeroporto voltasse a ser operacional, o que ocorreu em 2024. Sou grato à Azul por acreditar no Brasil e na nossa cidade”, destacou. “Obrigado, ministro, por acolher nossa demanda e assumir esse compromisso em dialogar com a diretoria da Azul. Isso, certamente, fortalece o aeroporto e a aviação regional”, finalizou Edinho.
Aeroporto Bartholomeu de Gusmão
O aeroporto de Araraquara foi inaugurado na década de 1930 e operava, inicialmente, em duas pistas de terra. Nos anos 70, o local ganhou um terminal de passageiros e a pista foi pavimentada e ampliada pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo).
Entre 2013 e 2014, o aeroporto voltou a receber voos regulares, também com viagens pela Azul, entre Araraquara e Campinas (a entrada da Azul marcou a retomada dos voos regulares, interrompidos em 2007 com o fim das operações da Pantanal na cidade). O aeroporto foi reinaugurado em 2013, num investimento estadual de R$ 8 milhões em obras para a construção do novo terminal, adequação da pista e implantação de sistema viário - o terminal de passageiros passou de 210 m² para 1.770 m² e ganhou salas de embarque e desembarque, área para check-in e espaços comerciais.
Sem voos regulares desde 2014, o Aeroporto de Araraquara era utilizado para movimentações privadas até dezembro de 2019, com a retomada das operações pela Azul, no Governo Edinho. Em virtude da pandemia, em março de 2020, os voos foram cancelados.
Em março de 2023, o aeroporto foi reinaugurado pela Rede Voa, que investiu R$ 1,6 milhão em melhorias e obras, como no terminal de passageiros, implantação da estação de telecomunicação (EPTA), recuperação do balizamento noturno para operações dos tipos IFR/VFR, restauração do pátio, implementação do PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) e um novo caminhão de combate a incêndio. Em 2024, durante Governo Edinho, a Azul anunciou a retomada dos voos regulares.

