BIOGRAFIA
PROPOSTAS
AGENDA
No Maranhão, Edinho fala sobre fortalecimento da democracia interna do PT
17 de fevereiro de 2025 às 16:09:43

“O PT é uma construção coletiva, e para que siga assim, é fundamental fortalecer suas instâncias”
O ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, esteve nos dias 06 e 07 de fevereiro cumprindo uma série de agendas em São Luís, no Maranhão. Na ocasião, participou do Seminário em comemoração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores e destacou a importância dofortalecimento da democracia interna da sigla.
Edinho foi recebido pelo vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT) e sua esposa Taynah, para um almoço com lideranças do estado. Em seguida, participou de uma Plenária com dirigentes do PT. “O voto direto da militância não é apenas um mecanismo de escolha, mas um instrumento de mobilização e conscientização que amplia o debate partidário e fortalece nossa presença nas periferias, nos movimentos sociais e em todas as bases onde atuamos. Abrir mão do voto direto significa enfraquecer a participação da nossa base e restringir o alcance do debate político. É um retrocesso que não podemos aceitar. A democracia interna é um dos pilares do nosso partido e deve ser defendida a todo custo”, destacou Edinho durante sua intervenção. “O encontro foi um espaço fundamental para o fortalecimento do diálogo interno e a construção de estratégias para o futuro do PT no estado e no Brasil”, continuou.
No período da tarde, Edinho também foi recebido pelo Governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB). Na pauta, projetos desenvolvidos pelo governo estadual e as parcerias com o Governo do Presidente Lula. “A gestão liderada pelo governo Carlos Brandão tem transformado a vida povo do Maranhão, o estado tem sido referência nas políticas públicas para o país”. Estiveram presentes no encontro Francimar Melo, presidente do PT-MA; Criciele Muniz, dirigente nacional do PT e diretora do IEMA (Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão); Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo; e Washington Luiz, secretário de representação institucional do governo do Maranhão no DF.
Debates e reflexões: 45 anos do PT
Ainda no Maranhão, Edinho participou da abertura política da celebração dos 45 anos do PT no Estado ao lado de lideranças do partido. “Foi um momento de diálogo essencial com a militância maranhense, reafirmando nosso compromisso com o futuro do PT e do Brasil”, disse.
No dia seguinte, a agenda em Maranhão teve continuidade. Edinho fez parte da mesa “O Brasil de Hoje e os Desafios do PT” no Seminário “A realidade brasileira e os desafios do PT no Maranhão”. Edinho debateu o tema ao lado de Francimar Melo, presidente do PT-MA; Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo; da professora Fátima Félix; e Ricardo Gonçalves, secretário de Formação do PT-MA, que mediou o debate.
“Esse encontro foi uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre os desafios que o PT enfrenta no atual cenário político e sobre o papel do partido na defesa da democracia, dos direitos sociais e da reconstrução do Brasil. O PT é uma construção coletiva, e para que siga assim, é fundamental fortalecer suas instâncias. Nossa presidenta Gleisi Hoffmann liderou o partido em um dos momentos mais desafiadores de sua história, garantindo sua unidade e resistência. No entanto, precisamos seguir atentos aos desafios que se colocam diante de nós. As instâncias partidárias devem ser respeitadas e fortalecidas, pois são elas que dirigem o PT e garantem a participação democrática. Mandatos não podem substituí-las. Quando as instâncias deixam de funcionar, corremos o risco de enfraquecer nossa construção coletiva e comprometer os princípios democráticos que sempre nos guiaram”, destacou o petista em sua intervenção.

