Edinho destaca compromisso com organização do PT e defesa da democracia em debate no Rio de Janeiro
17 de junho de 2025 às 15:00:00

“Defendo um PT coeso, firme, combativo e preparado para o próximo ciclo. Precisamos estar organizados nos territórios, ouvir nossa base, mobilizar a juventude e os movimentos sociais. Essa é a forma de garantir a sustentação do nosso projeto de país” (Edinho Silva)
Na noite da última terça-feira (17), o Sindicato dos Engenheiros, no centro do Rio de Janeiro, foi palco do quarto debate entre os candidatos à presidência nacional do Partido dos Trabalhadores, no âmbito do Processo de Eleições Diretas (PED 2025). O encontro reuniu militantes de diversas regiões, lideranças petistas e os quatro postulantes ao comando do partido no próximo período: Edinho Silva, Rui Falcão, Valter Pomar e Romênio Pereira.
Representando a chapa da Construindo um Novo Brasil (CNB), Edinho Silva mais uma vez adotou um tom propositivo e de diálogo com a militância, ressaltando os desafios históricos que se colocam ao PT e ao campo democrático popular no Brasil atual.
“Tenho procurado usar esses debates como espaços de conversa direta com a nossa militância – tanto a que está presente nos encontros como aquela que nos acompanha pelas redes da Rede PT. Estamos diante de grandes responsabilidades. Cabe a nós, como maior partido de esquerda da América Latina, organizar o nosso campo, reeleger o presidente Lula, enfrentar a extrema direita e aprofundar a democracia brasileira”, afirmou Edinho.
Durante o debate, Edinho reiterou suas principais propostas, centradas na reconexão do partido com suas bases, no fortalecimento da estrutura militante, na formação política, na renovação de quadros e na valorização do trabalho coletivo.
“Defendo um PT coeso, firme, combativo e preparado para o próximo ciclo. Precisamos estar organizados nos territórios, ouvir nossa base, mobilizar a juventude e os movimentos sociais. Essa é a forma de garantir a sustentação do nosso projeto de país”, disse.
O evento também contou com a presença de importantes lideranças do estado, como as deputadas estaduais Marina do MST e Elika Takimoto, a vereadora Maíra do MST, a secretária nacional de Cultura do PT, Vivi Martins, além de militantes históricos e quadros jovens do partido.
Edinho agradeceu à acolhida do PT do Rio de Janeiro, em especial ao presidente estadual João Maurício e ao presidente municipal Tiago Santana, pela realização do debate e pela mobilização da militância fluminense.
Ao final do encontro, Edinho reafirmou o espírito democrático do PED e agradeceu aos demais candidatos pela oportunidade do debate de ideias. “Estamos todos contribuindo para fortalecer o PT. Nosso compromisso é com o futuro do Brasil”, concluiu.
Sobre o PED
O Processo de Eleição Direta do PT (PED) será realizado em todo o país no dia 6 de julho de 2025. Filiadas e filiados irão às urnas para escolher as direções municipais, estaduais e a nova direção nacional do partido.
Edinho Silva é candidato à presidência nacional do PT com o número 180.
Seu compromisso é fortalecer a unidade partidária, renovar as lideranças e preparar o partido para os desafios da próxima década — com o povo no centro e Lula como inspiração.
