Edinho Silva destaca missão histórica do PT em debate com candidatos à presidência do partido
2 de junho de 2025 às 15:00:00

“Esse é o PED mais importante da história do PT”, afirma Edinho Silva
Em debate realizado na sede nacional do Partido dos Trabalhadores, no início de maio, em Brasília, os quatro candidatos à presidência do PT apresentaram suas propostas para o futuro da legenda. O encontro marcou o início da reta final da campanha rumo ao Processo de Eleição Direta (PED), que ocorrerá no dia 6 de julho, em todo o país.
Participaram do debate Edinho Silva (nº 180), Romênio Pereira (nº 150), Rui Falcão (nº 130) e Valter Pomar (nº 120). Com transmissão ao vivo pelas redes do PT, Rádio PT e TvPT, o evento foi mediado pela secretária nacional de Finanças e Planejamento, Gleide Andrade.
Ao longo de três blocos — com apresentação de propostas, rodada de perguntas e considerações finais — os candidatos responderam sobre temas como alinhamento com o governo Lula, combate à extrema direita, fortalecimento da base e estratégias para 2026.
Edinho Silva, destacou com firmeza que o atual PED carrega uma responsabilidade histórica para o futuro do partido e do Brasil. Em sua fala, Edinho reafirmou o compromisso com a reeleição do presidente Lula e com a construção de uma nova geração de lideranças que mantenha viva a essência transformadora do PT.
“Esse é o PED mais importante da história do PT. Estamos construindo uma direção partidária que terá missões históricas. A eleição de 2026 será a última em que o presidente Lula estará nas urnas representando nosso projeto. E ele próprio já disse: o seu sucessor não será um nome, será o PT”, afirmou Edinho.
Para ele, a tarefa da nova direção é garantir que o PT esteja ainda mais forte e organizado para conduzir o país em um novo ciclo político. Edinho reforçou que a vitória de Lula em 2026 será essencial para consolidar as transformações iniciadas nos três mandatos anteriores e enfrentar os retrocessos deixados pelo bolsonarismo.
“Um PT forte e organizado construirá nomes e processos para que a gente continue disputando os rumos da sociedade brasileira. A reeleição do presidente Lula significará a continuidade do nosso processo, não só de ressignificação das políticas públicas destruídas pelo governo Bolsonaro, mas também da construção do nosso projeto de país”, destacou.
Unidade, base forte e enfrentamento à extrema direita
Edinho defende uma direção partidária comprometida com a mobilização da militância, a escuta das bases e o enfrentamento direto à ameaça representada pela extrema direita. Sua candidatura busca unificar o partido, valorizar as experiências populares e fortalecer os diretórios em todos os níveis — municipal, estadual e nacional.
O atual presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, também ressaltou a importância do PED deste ano, lembrando que o partido vive um momento de reorganização estratégica às vésperas de uma nova disputa presidencial.
“Estamos na antevéspera das eleições do ano que vem. O presidente Lula tem cumprido seus compromissos com o povo brasileiro, e precisamos de um partido forte para continuar esse projeto”, afirmou Humberto.
Sobre o PED
O Processo de Eleição Direta do PT (PED) será realizado em todo o país no dia 6 de julho de 2025. Filiadas e filiados irão às urnas para escolher as direções municipais, estaduais e a nova direção nacional do partido.
Edinho Silva é candidato à presidência nacional do PT com o número 180.
Seu compromisso é fortalecer a unidade partidária, renovar as lideranças e preparar o partido para os desafios da próxima década — com o povo no centro e Lula como inspiração.
