top of page

Edinho Silva reafirma compromisso com a pauta LGBTQIA+ em plenária “Por um PT de Todas as Cores”

1 de julho de 2025 às 15:00:00

“Reafirmo, com ainda mais convicção, meu compromisso com a pauta LGBTQIA+ e com a construção de um PT inclusivo, que abrace todas as identidades e que ajude a construir um Brasil mais justo e igualitário.” (Edinho Silva)


Na noite desta terça-feira (2), o candidato à presidência nacional do PT, Edinho Silva, participou da plenária virtual LGBTQIA+ “Por um PT de Todas as Cores”, um encontro de escuta ativa e construção coletiva com militantes e lideranças da comunidade.


O encontro foi conduzido pela Secretária Nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira, e mediado por Filipa Brunelli, vereadora de Araraquara, e Ruth Venceremos, primeira suplente de deputada federal pelo Distrito Federal. A atividade reuniu militantes de diversas regiões do país em torno do fortalecimento da diversidade dentro do Partido dos Trabalhadores.


Durante a plenária, Edinho destacou que a luta LGBTQIA+ não pode ser apenas simbólica ou de calendário: “Reafirmo, com ainda mais convicção, meu compromisso com a pauta LGBTQIA+ e com a construção de um PT inclusivo, que abrace todas as identidades e que ajude a construir um Brasil mais justo e igualitário.”


Ele lembrou que sua trajetória política é marcada por ações concretas em defesa da população LGBTQIA+. Quando prefeito de Araraquara (SP), Edinho implantou políticas públicas pioneiras na cidade, como:


  • A realização da primeira Parada do Orgulho LGBTQIA+ em Araraquara;

  • A criação da primeira Casa de Acolhimento LGBTQIA+ do município, uma das primeiras públicas do Brasil;

  • A realização da Plenária do Orçamento Participativo LGBTQIA+, instrumento de escuta e deliberação de políticas;

  • A implementação do Ambulatório Trans, equipamento voltado para o cuidado especializado da  população trans, cuja obra foi deixada encaminhada ao final de seu mandato.


Essas iniciativas demonstram o compromisso de Edinho com políticas que dialogam diretamente com os direitos e a cidadania da população LGBTQIA+.


Apesar dos avanços, o candidato reforçou que o Brasil segue enfrentando uma realidade alarmante de violência contra essa comunidade. “Lideramos, pelo 16º ano consecutivo, o ranking mundial de assassinatos de pessoas trans e travestis. A maioria das vítimas são jovens, negras, do Nordeste. É uma violência estrutural que exige enfrentamento com políticas públicas permanentes”, pontuou Edinho.


Ao final da plenária, Edinho reforçou que o PT precisa continuar sendo um espaço de acolhimento, pluralidade e luta por igualdade. “Seguimos firmes na construção de um partido que seja, de fato, de todas as cores, e que esteja à altura do desafio de combater o preconceito e garantir dignidade a todas e todos”, concluiu.


Sobre o PED


O Processo de Eleição Direta do PT (PED) será realizado em todo o país no dia 6 de julho de 2025. Filiadas e filiados irão às urnas para escolher as direções municipais, estaduais e a nova direção nacional do partido.


Edinho Silva é candidato à presidência nacional do PT com o número 180.


Seu compromisso é fortalecer a unidade partidária, renovar as lideranças e preparar o partido para os desafios da próxima década — com o povo no centro e Lula como inspiração.


bottom of page