Edinho Silva reúne militância histórica e cheia de energia em plenária no Circo Voador
23 de junho de 2025 às 15:00:00

“Se o mundo muda, o partido muda. O PT mudou para enfrentar a injustiça da prisão do presidente Lula, e se transformou para conquistarmos sua terceira eleição e a quinta do nosso Partido. Nossa luta hoje é para que o PT seja novamente protagonista da política brasileira”. (Edinho Silva)
O Circo Voador, símbolo da cultura alternativa carioca, recebeu nesta segunda-feira (23) uma das plenárias marcantes da campanha de Edinho Silva à presidência nacional do PT. Com o espaço completamente lotado, a militância do Rio demonstrou organização, entusiasmo e compromisso com o futuro do partido.
“Um PT mais forte e organizado significa um Brasil mais justo”, destacou Edinho ao abrir o evento, agradecendo calorosamente ao deputado federal e candidato à presidência estadual do RJ, Reimont, e ao vereador Leonel, candidato à presidência do diretório municipal do Rio, pela acolhida emocionante num local tão emblemático para a política e a cultura fluminense.
A agenda política de Edinho foi complementada por apresentações culturais que embalaram a noite e deram tom vibrante ao encontro. Estiveram presentes representações do partido que reafirmam o caráter plural e combativo do PT:
“Foi emocionante ver lideranças como Marcelo Freixo, Tiago Santana, Maíra (MST), Pipico (Niterói), Mateus (Japeri), Felipe Jesus (Belford Roxo), o prefeito Andrezinho Ceciliano de Paracambi, a deputada Elika Takimoto, Sandrão da CUT-RJ, Tezeu da FUP e Gutemberg, da UNE, todos juntos em defesa de um projeto político que coloca o povo no centro”, afirmou Edinho em seus agradecimentos.
O candidato também celebrou os vídeos que recebeu de apoio, enviados por Benedita da Silva, André Ceciliano e a ministra Anielle Franco. “E não poderia faltar, aqui, uma homenagem especial à Marielle Franco: Marielle, presente!”, ressaltou, confirmando a importância da memória da vereadora na mobilização petista.
Edinho lembrou que o PT é um partido orgânico, vivo, que se adapta conforme as mudanças do mundo:
“Se o mundo muda, o partido muda. O PT mudou para enfrentar a injustiça da prisão do presidente Lula, e se transformou para conquistarmos sua terceira eleição e a quinta do nosso Partido. Nossa luta hoje é para que o PT seja novamente protagonista da política brasileira”.
Foi nesta toada que reforçou a necessidade de fortalecer os diretórios municipais, com candidaturas em cada cidade:
“Todos os candidatos e candidatas aos diretórios municipales são fundamentais para essa reconstrução. É na base, nas cidades, que o PT se refaz, dialoga com as pessoas e traz projetos concretos para a vida delas. Queremos ver o filho do trabalhador e da trabalhadora sempre com oportunidade”.
Inaugurado em 1982, cassado em 1996 e reaberto em 2004, o Circo Voador tornou-se um palco de resistência cultural. Reunir a militância ali, simbolicamente, foi um gesto político que reforça a identidade petista ligada à arte, à juventude e ao diálogo com a cultura popular
O local, anexo ao famoso Arcos da Lapa, recebeu manifestações e discursos que se misturam à história de resistência do espaço, conhecido por abrigar Telô Voador shows e eventos sociais desde os anos 1980.
Sobre o PED
O Processo de Eleição Direta do PT (PED) será realizado em todo o país no dia 6 de julho de 2025. Filiadas e filiados irão às urnas para escolher as direções municipais, estaduais e a nova direção nacional do partido.
Edinho Silva é candidato à presidência nacional do PT com o número 180.
Seu compromisso é fortalecer a unidade partidária, renovar as lideranças e preparar o partido para os desafios da próxima década — com o povo no centro e Lula como inspiração.
