Em Alagoas, Edinho Silva reforça unidade do PT, dialoga com diferentes forças políticas e participa de plenária da militância petista
31 de maio de 2025 às 15:00:00

Em uma intensa agenda política em Maceió, Edinho Silva reafirmou seu compromisso com a reconstrução do Partido dos Trabalhadores a partir da unidade, do diálogo e da força da militância de base.
A passagem por Alagoas começou com articulações institucionais de peso: Edinho foi recebido pelo governador Paulo Dantas (MDB) e também participou de uma visita institucional ao prefeito de Maceió, JHC (PL).
“Fui muito bem acolhido pelo governador Paulo Dantas e pelo prefeito JHC. Em Maceió, recebi gestos de generosidade e abertura. É hora de diálogo para construir um campo democrático e enfrentar o avanço do fascismo”.
Nos dois dias de agenda, Edinho Silva estabeleceu diálogo com diversos grupos do Partido como Dafne Orion da CNB e o deputado estadual Ronaldo Medeiros da Resistência Socialista.
Na sexta-feira, Edinho participou de plenária de apoio à candidatura do companheiro Ronaldo Medeiros para a presidência do PT . Estiveram presentes Luciano Santos, presidente estadual da CUT, Rilda Alves, da Federação dos Trabalhadores Rurais, Judson Cabral, ex-deputado estadual, Teresa Cristina entre tanto militantes e filiados do Partido.
Já à noite, Edinho esteve em plenária estadual da chapa Coração Petista, no Teatro Deodoro, que reuniu lideranças de mais de 70 cidades alagoanas. O ato marcou o lançamento oficial de sua candidatura à presidência nacional do PT e da sindicalista Dafne Orion à presidência do diretório estadual.
Estiveram presentes nomes como o deputado federal Paulão (PT-AL), o deputado Carlos Veras (PT-PE), as vereadoras Tainá de Paula (PT-RJ) e Teca Nelma (PT-Maceió), além de dirigentes nacionais como Paulo Cayres (Secretaria Sindical) e Anne Moura (Secretaria de Mulheres).
Em sua fala, Edinho reforçou a necessidade de um partido sintonizado com os movimentos sociais e com coragem para disputar os rumos do país:
“Se o PT estiver forte, o Brasil será mais justo. Nossa missão é reeleger o presidente Lula em 2026 e, para isso, precisamos de um partido enraizado no povo, capaz de enfrentar o ódio com organização e projeto político”.
O evento também marcou o lançamento da candidatura de Élida Miranda à presidência do diretório municipal de Maceió. Militante popular e com trajetória no sindicalismo, Élida destacou a importância da participação da militância na construção do partido.
A eleição interna do PT, marcada para 6 de julho, escolherá as novas direções municipais, estaduais e nacional do partido. Com apoio do presidente Lula, Edinho Silva tem percorrido o país mobilizando a militância para este que é considerado o PED mais importante da história do partido.
A pluralidade das vozes presentes em Maceió, a capacidade de dialogar com diferentes forças políticas e a disposição para construir sínteses mostram que Edinho representa uma candidatura com raízes populares, compromisso com a democracia interna e coragem para liderar o PT no enfrentamento dos desafios do Brasil de hoje.
