top of page

Em plenária com militância de Guarulhos, Edinho Silva defende fortalecimento dos diretórios e protagonismo popular no PT

26 de junho de 2025 às 15:00:00

Edinho reforçou a necessidade da modernização das estruturas partidárias com o uso de tecnologias, a politização e formação permanente da militância, o fortalecimento da comunicação como ferramenta estratégica e o aprofundamento da presença do PT no mundo do trabalho


A campanha de Edinho Silva à presidência nacional do PT viveu mais um momento marcante com a plenária em Guarulhos (26/06), que reuniu militantes das macros Alto Tietê e Vale do Paraíba em um encontro vibrante, carregado de energia, organização e esperança no futuro do partido.


Realizada com auditório cheio e clima de mobilização política, a atividade demonstrou a força da militância na região e a sintonia com a proposta de renovação que Edinho vem apresentando nos encontros pelo Brasil. Em sua fala, o candidato agradeceu a presença de diversas lideranças locais e reforçou o eixo central de sua campanha: reconectar o PT com suas bases, modernizar sua estrutura e garantir que o partido siga sendo o instrumento de transformação da vida do povo trabalhador.


“Reforcei nosso compromisso com o fortalecimento dos diretórios municipais, com o apoio a todas as candidaturas às direções locais e com a ideia de que o PT precisa estar cada vez mais enraizado nos territórios. Um partido que se organiza nas cidades, nas periferias, nos locais de trabalho e de moradia é um partido vivo, combativo e pronto para disputar o presente e o futuro”, afirmou Edinho.


Para ele, o PT é um organismo em constante transformação. "O partido não é algo estático. Ele muda, se reinventa. Assim como o mundo se transforma, o partido também precisa se transformar. Foi assim que conseguimos resistir à injustiça da prisão do presidente Lula, e foi com essa capacidade de reinvenção que conquistamos a terceira eleição de Lula, a quinta do nosso partido à Presidência da República", destacou.


Durante sua fala, Edinho reafirmou que sua candidatura nasce da convicção de que o PT precisa voltar a ocupar o centro da disputa política no país, como força que organiza sonhos, constrói políticas públicas e defende com coragem o povo brasileiro. “Nossa luta é para que o PT volte a ser protagonista da política nacional. Para que o filho do trabalhador e da trabalhadora continue sonhando com um país mais justo, mais igual, com mais oportunidades”, reforçou.


Ao longo da plenária, Edinho lembrou que seu projeto para a presidência do PT está baseado na defesa de um partido democrático internamente, transparente em suas decisões, enraizado nos territórios e conectado com os novos desafios do século XXI. Ele defende a modernização das estruturas partidárias com o uso de tecnologias, a politização e formação permanente da militância, o fortalecimento da comunicação como ferramenta estratégica e o aprofundamento da presença do PT no mundo do trabalho – inclusive entre os setores da nova classe trabalhadora, como entregadores, motoristas de aplicativo e produtores de conteúdo digital.


Além disso, destacou a importância de o partido seguir levantando bandeiras estruturantes como a educação em tempo integral, políticas públicas para a primeira infância, apoio à economia solidária e ao cooperativismo, transição energética com justiça social, segurança pública cidadã e o enfrentamento firme a todas as formas de preconceito e à ameaça do fascismo.


O evento contou com a presença de importantes lideranças da região. Edinho agradeceu especialmente a Mizael, da chapa nacional Avante; Maurício Brinquinho, liderança política da cidade; as vereadoras Fernanda e Seminaldo, de Guarulhos; Amélia, de São José; os coordenadores Valverde, da macro Alto Tietê, e Carlinhos, do Vale do Paraíba; o companheiro Fabiano, vice-presidente do PT estadual; e o deputado federal Alencar Santana, além de todos os candidatos e candidatas aos diretórios municipais da região.


“Seguimos juntos, com coragem e unidade, para construir um PT cada vez mais forte e conectado com a vida do povo”, concluiu Edinho.


Com o número 180, Edinho Silva é candidato à presidência nacional do PT no Processo de Eleições Diretas (PED 2025), que acontece no dia 6 de julho, quando filiadas e filiados de todo o Brasil irão às urnas para eleger as novas direções municipais, estaduais e nacional do partido.


A caminhada segue, com escuta, diálogo e mobilização na base, como sempre foi a marca do PT — o maior partido popular da América Latina.


bottom of page