Prêmio Fúlvia Magrini incentiva mulheres empreendedoras
30 de março de 2021 às 23:28:21

O prefeito Edinho participou na noite de sexta-feira (26), nas redes sociais da Prefeitura, da live para divulgação das vencedoras do Prêmio Empresária Fúlvia Magrini – Mulheres que Empreendem 2021. O objetivo da premiação é fomentar os micro e pequenos empreendimentos como alternativa de geração de renda às mulheres com trabalho ou negócio prejudicado pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. O prêmio homenageia Fúlvia Magrini, empresária do ramo de beleza que faleceu por complicações da Covid-19 em Araraquara. “Nada mais justo que um prêmio como esse ressaltar uma mulher que é exemplo de superação, que tem uma história lindíssima, saindo do Selmi Dei para abrir uma empresa referência para a região”, declarou o prefeito. “Parabéns a toda a organização do prêmio, que serve de incentivo para que as mulheres constituam seus próprios negócios. E este mês de março é um mês especial, de luta contra o preconceito e o machismo, para que as mulheres sejam respeitadas na sociedade”, complementou Edinho. A live ainda contou com as presenças da vereadora Thainara Faria (PT); do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), autor da emenda parlamentar que garantiu os recursos para a premiação; da secretária de Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Vizoná; da coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Gabriela Palombo; da coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle; do gerente do Sebrae Araraquara, Luiz Andia Filho; e do marido de Fúlvia Magrini, Ricardo Marques Vieira, representando a família. Sobre o prêmio O prêmio foi organizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e pela Coordenadoria Executiva de Trabalho e Economia Criativa e Solidária, atendendo a uma lei municipal de 2018 que institui o Plano Municipal de Políticas Públicas para a Mulher. Ao todo, foram 51 inscrições realizadas entre 8 e 19 de março e nas seguintes modalidades: microempreendedora Individual (MEI) Urbana ou Rural e Empreendimento Econômico Solidário (EES) — Associação, Cooperativa ou Coletivo de Empreendedoras que possuam, no mínimo, 60% de seu quadro composto por mulheres e que sua diretoria possua, no mínimo, 60% de mulheres em sua composição. Foram 12 prêmios individuais a Mulheres Empreendedoras (MEI), de R$ 5 mil, e quatro prêmios para EES (Empreendimentos Econômico Solidário), de R$ 7,5 mil, compostos por uma maioria de participantes mulheres.
Confira a lista de mulheres vencedoras do Prêmio Fúlvia Magrini.
CATEGORIA MEI - MICROEMPREENDEDORA INDIVIDUAL
Leuziene Fonseca da Silva Santos , 34 anos, negra, Ensino Médio, cabelereira há 13 anos, moradora do Jardim Acapulco, mãe de duas crianças e mulher arrimo de família
Silvana Merlem Aparecida Oliveira Leite, 44 anos, branca, Ensino Médio, faz conservas artesanais de alimentos orgânicos há 4 anos, moradora do Jardim Selmi Dei 5, arrimo de família.
Gislaine Aparecida Aristides , 43 anos, negra, Ensino Médio, trabalha com comércio varejista e artigos de perfumaria e de higiene pessoal, artigos de vestuário e acessórios. Moradora do Altos do Pinheiros 2, mãe de duas crianças e arrimo de família
Marlene Rodrigues de Souza Gomes, 36 anos, parda, Ensino Médio, cabeleireira há 7 anos. Moradora do Jardim Brasil e mãe de duas crianças e arrimo de família.
Paula Graziela Becassi Marcondes Silva , 36 anos, branca, Ensino Médio, trabalha há 4 anos com todos os tipos de peças feitas de crochê. Moradora do Parque Igaçaba, mãe de uma criança e arrimo de família.
Jiseli Dias de Souza Santana 56 anos , negra, Ensino Fundamental, trabalha há 11 anos com produção de pães artesanais. Moradora do Assentamento Monte Alegre, mulher arrimo de família.
Elaine de Fátima da Silva , 38 anos, negra, cursando Ensino Superior, trabalha há 15 anos como professora de dança e cultura árabe. Moradora do Jardim Silvânia, mãe de duas crianças e arrimo de família.
Jussara de Paula, 37 anos, negra, Superior Completo, trabalha há 5 anos como instrutora de Pilates. Moradora do Jardim Athenas, mãe de uma criança e arrimo de família.
Milena da Silva Perre, 23 anos, parda, Ensino Médio, trabalha há 3 anos como designer de sobrancelhas. Moradora da Vila Velosa, mulher arrimo de família.
Erika de Lima Bersi , 33 anos, branca, Ensino Médio, trabalha há 5 anos com confeitaria. Moradora do Parque Igaçaba e mãe de duas crianças e arrimo de família.
Claudia Renata Montenegro Barbosa de Santana , 36 anos, parda, Ensino Superior, trabalha há 5 anos no apoio artístico, logístico e executivo de artistas de diversas áreas da cultura. Moradora do Jardim das Flores, mãe de duas crianças e arrimo de família.
Miriam Luci de Carvalho , 51 anos, branca, superior incompleto, trabalha há 24 anos como esteticista. Moradora do Jardim Brasil, mulher arrimo de família.
CATEGORIA “EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO”
Cooperativa de trabalho e serviços de alimentação “Panelas Unidas”
Fundada há 1 ano
Ramo de atuação: Produção de bolos e produtos de padaria em geral, marmitas, serviços de cozinha, alimentação e organização para eventos.
16 mulheres cooperadas 100% arrimos de família
CATEGORIA “EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO ”
Associação de Mulheres Assentadas do Assentamento Monte Alegre Seis - AMA
Fundada em 2008
Ramo de atuação: comércio voltado para produção e venda de produtos alimentícios artesanais
7 mulheres associadas 54% arrimos de família
CATEGORIA “EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO”
Associação de Mulheres da Agricultura Familiar e Luta Camponesa de Araraquara e região
Fundada em 2017
Ramo de atuação: produção de alimentos orgânicos bem como pães, bolos, doces e geleias
14 mulheres associadas 78,6 % arrimos de família
CATEGORIA “EMPREENDIMENTO ECONÔMICO SOLIDÁRIO”
Coletivo Rolê – RolêFeira
Criado há 3 anos
Realização de feiras que unem artesanato, arte, cultura e lazer. 6 mulheres dirigem o Coletivo
67% arrimos de família
