Defesa da democracia: Edinho participa do lançamento do Porta-Vozes de Lula

Presidente nacional do PT destacou a importância da nova plataforma para orientar e conectar militância, aliados e lideranças políticas, fortalecendo a atuação nas redes

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, participou nesta terça-feira (9), em Brasília, do lançamento do Porta-Vozes do Lula, iniciativa nacional nas redes sociais que convida toda a sociedade brasileira a se unir em defesa da democracia, fazendo o debate político nas redes sociais.

Militantes, líderes políticos, parlamentares do campo progressista, influenciadores e representantes de movimentos sociais participaram do ato de lançamento.

O objetivo, segundo o presidente do PT, é orientar e conectar militância, aliados e lideranças políticas, fortalecendo a atuação nas redes. A plataforma múltipla possibilita a presença progressista na internet, fazendo um contraponto rápido e focalizado contra a extrema direita que atua disseminando desinformação e mentiras no ambiente digital.

Na avaliação de Edinho Silva, a eleição de outubro será “a mais importante das nossas vidas”, por isso é importante a mobilização da militância progressista com o objetivo de vocalizar as propostas de Lula. Edinho alertou para o avanço da extrema direita no mundo, principalmente, na América Latina.

“Será um embate de projetos, um embate de qual país nós vamos deixar para as futuras gerações. É sobre isso que eu quero falar com vocês, para que a gente entenda o quanto que a construção desse movimento dos porta-vozes é definidora no processo eleitoral desse ano”, defendeu o presidente do PT.

Ele ressaltou ainda que o presidente Lula não consegue estar em cada ponto do Brasil onde tem um programa do seu governo mudando a vida de comunidades, do povo brasileiro.

“Ele não, mas a nossa militância e as lideranças comunitárias conseguem estar. Então, nós queremos que cada brasileira e brasileiro que queira que o Brasil continue no caminho da democracia e justiça social, de um Brasil de igualdades e oportunidades, seja um porta-voz do presidente Lula, identificando a presença do governo Lula em cada região deste país. Precisamos construir uma rede onde a democracia vença o fascismo”, concluiu Edinho.

O secretário nacional de Comunicação do PT, Éden Valadares, disse que a ideia da plataforma foi do presidente Lula e que ele quer ampliar o Porta-Vozes para além do PT, conectando de forma organizada toda a militância digital de partidos progressistas, PSB, Psol, PV, Rede e PCdoB.

Segundo Camila Moreno, secretária adjunta de Comunicação do PT, a plataforma vai apresentar conteúdos e respostas sobre o Governo Lula, orientar a narrativa da rede progressista e dar munição para que cada um possa imprimir um tom pessoal às postagens.

Para se cadastrar como porta-voz é simples: basta entrar na plataforma (portavozdolula.com) e preencher os dados.

Defesa da Democracia

Entre as lideranças que se manifestaram no lançamento da plataforma, em defesa da democracia, estavam o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR), Guilherme Boulos (PSOL), e a a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que em sua fala citou o bordão “Quem não se comunica se trumbica”, de Chacrinha.

Os parlamentares Lindbergh Farias (PT-RJ), Pedro Uczai (PT-SC), Erika Hilton (Psol-SP), André Janones (Rede-MG), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Pedro Campos (PSB-PE) e a ex-ministra Marina Silva (Rede-SP) também defenderam a atuação conjunta da centro-esquerda de forma coesa nas redes.